sábado, 4 de julho de 2020

O Estádio De General Severiano

O campo de General Severiano foi inaugurado em 1912 e pertencia ao Botafogo FC. A estrutura para os torcedores era precária e haviam poucos lugares nas arquibancadas de madeira.

A inauguração (primeira foto) ocorreu em 13 de maio de 1913 e o Fogão venceu o Flamengo por 1 a 0, gol de Mimi Sodré.

Com o sucesso do futebol no Rio de Janeiro, viu-se a necessidade de ampliar o estádio. Em 1937, o Glorioso começou a campanha de arrecadação de fundos apresentando o Livro de Ouro aos seus associados.

Com o dinheiro no banco, o alvinegro fez as reformas necessárias e reinaugurou seu estádio em 28 de agosto de 1938 (segunda foto) com uma vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense.

As arquibancadas agora eram de cimento e o estádio do Botafogo comportava 20 mil torcedores.

A terceira foto mostra o bonito estádio botafoguense em 1941.

A última partida ocorrida ali se deu em 30 de novembro de 1974. O resultado foi um empate melancólico em 2 a 2 com o Madureira.

O Botafogo FR perderia o terreno para a Companhia Vale do Rio Doce em 1977, que acabou impedida de demolir o casarão mas colocou o estádio abaixo.

A primeira edição do Hollywood Rock foi em General Severiano, em 1975.


Em 1990, o Botafogo recuperou seu terreno. Parte dele foi arrendado para a construção de um centro comercial. Com esta receita, a Estrela Solitária reformou o espaço que hoje tem um campo de futebol para treinos, três piscinas para os sócios e um ginásio poliesportivo.

Em General Severiano, o Botafogo oferece escolinhas de basquetebol, futebol e voleibol.

A quarta, quinta e sexta fotos mostram o Estádio de General Severiano em algum momento entre os anos 1930 e 1970. Não sabemos precisar o ano das fotos. A segunda vem de um postal.

A penúltima (sétima) foto é mostra nitidamente como era a estrutura do Botafogo em General Severiano. Ela deve datar da década de 70. É possível ver o clube, o estádio e o bairro de Botafogo naquele trecho.

A última foto é mais atual. O casarão de General Severiano continua tombado e assim permenece bem cuidado pelo Botafogo.








Nenhum comentário: