quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Estádio Aniceto Moscoso

O Estádio Aniceto Moscoso também é conhecido como Estádio de Conselheiro Galvão. A segunda nomeclatura se dá por causa da rua homônima onde está localizada a arena.

O estádio de futebol é a área principal do Madureira Esporte Clube, cuja sede, ginásio e piscina estão no local.


Inauguração, Capacidade e Modernização

O Estádio Aniceto Moscoso foi inaugurado em 15 de junho de 1941. Na época, a praça esportiva poderia receber até dez mil torcedores. Hoje, por medidas de segurança, o máximo de pessoas que podem entrar é de 2.136, segundo a Confederação Brasileira de Futebol. Para o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, 5.014 torcedores cabem no estádio.

Recentemente, antes da Copa do Mundo de 2014, o Estádio Ancieto Moscoso ganhou uma modernização grátis. Cerca de 2.500 antigas cadeiras azuis do Maracanã foram instaladas no estádio do Madureira EC: 800 na tribuna e sociais e 1.700 nas arquibancadas.


Jogo Inaugural

A primeira partida realizada no Estádio Aniceto Moscoso foi Madureira x Fluminense. O Tricolor Suburbano derrotou o Tricolor Carioca por 4 a 2, diante de 10.762 pagantes. O primeiro gol foi anotado por Rongo, atleta do Fluminense.


Récorde de Público

O récorde de público em Conselheiro Galvão foi de 11.714 pagantes em outro Madureira x Fluminense. Este terminou com vitória do Pó de Arroz por 3 a 1 e aconteceu em 1944.


Quem foi Aniceto Moscoso?

Aniceto Moscoso era um contraventor do bairro de Madureira dos anos 30. Além de investir em jogos de azar, também investia em atividades que não eram bem-vistas por parte da sociedade, como o futebol.

Nenhum comentário: