quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Flamengo Entra no Caratê em 2021

O Flamengo anunciou esta semana que investirá no Caratê, esporte olímpico de Tóquio 2020 mas que está fora de Paris 2024.


Os Atletas do Fla-Caratê

O Vice-Presidente de Esportes Olímpicos Guilherme Kroll anunciou a contratação de cinco atletas da seleção brasileira de Caratê. São eles:

  • Filipe Medeiros - até 84kg 
  • Isabela Santos - +68kg
  • Juliana Bragança - até 50kg
  • Marina Oliva - +68kg
  • Renan Oliveira - até 67kg

Os atletas acima são campeões estaduais, brasileiros, sul-americanos e pan-americanos. Muitos têm passagens por outros clubes do estado e defenderam o arquirrival Vasco da Gama.

O técnico deles será Maurício Santiago, também contratado. A coordenação será de Rosicleia Campos, que também é coordenadora e técnica do Judô. Aliás, os treinos serão no dojô do judô em horários separados para que cada esporte não atrapalhe o outro.


Projeto do Fla-Caratê

O Flamengo deve anunciar ainda neste primeiro semestre a abertura de sua escolinha para a formação de novos atletas do caratê.

Em Macaé, a técnica Samara Jardim recebeu o aval do Flamengo para inaugurar um polo de caratê que também visa descobrir novos talentos.

É a primeira vez na história que o Mengão adota o Caratê. Ao longo de sua história, o Flamengo foi referência da seleção brasileira de lutas e de boxe. Estes esportes acabaram deixando o clube e o Urubu se dedicou e se firmou no judô. A agremiação fez algumas tímidas investidas no MMA, Jiu-Jitsu e Tae Kwon Do, mas não deu certo.


Crise entre CBK e FKERJ

O anúncio do investimento do Flamengo no Caratê vem num momento de grave crise para o caratê nacional e do Rio de Janeiro. Excluído dos Jogos Olímpicos de 2024, a Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro foi desfiliada pela Confederação Brasileira de Karatê.

Segundo a CBK, o motivo da desfiliação foi que a FKERJ estava falsificando certificados de faixas pretas.

A FKERJ viveu um boom nos anos 2000 e viu quando times de camisa, como Fluminense e Vasco da Gama eram muito fortes. Hoje, restaram apenas oito afiliados - o Flamengo será o nono.

Nenhum comentário: