sábado, 20 de fevereiro de 2021

A História das Fusões do Madureira Esporte Clube

O Madureira Esporte Clube é fruto da fusão de diversos clubes do bairro de Madureira ao longo do Século XX.

Os Primórdios do Futebol em Madureira


No início do Século XX, pipocavam clubes esportivos na cidade do Rio de Janeiro. Uns se dedicavam ao remo, outros ao tênis, outros ao basquete, os sociais e também os que queriam se dedicar ao futebol. Assim, o bairro de Madureira ganhou o Magno FC em 14 de dezembro de 1913 e o Fidalgo FC em 08 de agosto de 1914.

O Magno FC funcionava à Rua Carolina Machado. O Fidalgo FC tinha sua sede localizada à rua Domingos Lopes e teve participação


ativa na Associação Atlética Suburbana e posteriormente na Liga Metropolitana de Desportos Athleticos.

Madureira AC: a Primeira Fusão

O Madureira Atlético Clube surge oficialmente em 16 de fevereiro de 1933. O clube ganha o campo e a cor roxa do Fidalgo FC e as cores azul e branca do Magno.

O Madureira cresce. Em 23 de outubro de 1935 amplia, moderniza a reinaugura seu estádio. A prefeitura porém, implica com ele e alega falta de segurança para interditá-lo, em 22 de novembro de 1935.


Em 1939, uma parte da arquibancada desaba durante uma peleja e as autoridades voltam a fechar o campo. Foi então que um comerciante da região (Aniceto Moscoso) doa um terreno à Rua Conselheiro Galvão para a construção da nova sede esportiva do Madureira, que seria inaugurada em 1941.

Madureira EC: a Segunda Fusão

Em 12 de outubro de 1971, acontece a fusão do Madureira Atlético Clube com o Madureira Tênis Clube e o Imperial Basquetebol Clube. O novo Madureira Esporte Clube ganha o amarelo do Imperial


Basquete Clube, o azul do Madureira TC e o grená do Madureira AC.

Essa mistura de cores gera o apelido de Tricolor Suburbano para o Madureira Esporte Clube.

Curiosamente, o Madureira Esporte Clube desativou seus departamentos de basquetebol e de tênis, mantendo apenas o futebol como carro-chefe. Outras modalidades esportivas foram praticadas em


Conselheiro Galvão, como a patinação artística. Hoje, o clube investe apenas no futsal e no tênis de mesa, além do futebol.

Nenhum comentário: