segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

O Estádio Luso-Brasileiro

Fundada oficialmente em 02 de janeiro de 1925, a Portuguesa começou como um clube do Centro do Rio de Janeiro. O campo da Lusa acabou desapropriado para a construção da Avenida Presidente Vargas.

A agremiação rubro-verde iniciou a busca para um estádio definitivo, algo que só veio a ocorrer em 1965.

Antes, ela atuou no SC Rio de Janeiro (Rua Moraes e Silva) nos anos 30; no Estádio do America (atual sede social do clube, Rua Campos Salles, a casa do America) nos anos 40 e 50; e na Rosita Sofia, na estação Cosmos (entre os anos 50 e 60).


A Inauguração do Estádio Luso-Brasileiro

O primeiro proprietário do Estádio Luso-Brasileiro foi o Jockey Club da Guanabara, que foi inaugurado em 06 de agosto de 1961. A cidade do Rio de Janeiro não comportava dois ou mais hipódramos. Financeiramente, o Jockey Club da Guanabara estava acabado e o hipódramo foi adquirido pela Portuguesa em 1965.

A arquitetura da entrada do estádio, assim como o desenho da arquibancada principal, ainda são os mesmos desde a inauguração do espaço para as corridas de cavalos.


Em 02 de outubro de 1965, aconteceu a primeira partida oficial de futebol no local. Diante de 8.565 pagantes, a Portuguesa encarou o Vasco da Gama. Logo nesta partida, o estádio ganhou o apelido de "Estádio dos Ventos Uivantes", devido aos fortes ventos no local e ao gol olímpico de Zizinho, ajudado pelas correntes de ar.

O Primeiro Gol de Goleiro do Futebol Brasileiro

O goleiro Ubirajara, do Flamengo, balançou as redes em 19 de setembro de 1970 numa partida contra o Madureira pelo Campeonato Carioca. A bola foi chutada desde sua área. É claro que o vento ajudou! Cerca de 25 mil pessoas cabiam no local.


Arena Petrobrás

Em parceria com Botafogo, Flamengo e Petrobrás, a Portuguesa arrendou seu estádio para este trio que colocou arquibancadas tubulares ao redor do seu campo. Foi na temporada 2006 e o Maracanã estava fechado para obras se preparando para os Jogos Panamericanos de 2007.


Arena Botafogo

Em 2016, foi o Botafogo quem alugou o estádio da Portuguesa. O Estádio Nílton Santos estava fechado se preparando para os Jogos Olímpicos. O Glorioso investiu na instação de arquibancadas tubulares e a capacidade da arena passou para 15 mil torcedores.


Ilha do Urubu


Sem ter um estádio próprio e sem poder utilizar o Maracanã, o Flamengo arrendou o estádio da Portuguesa por três anos a partir de 2017. Com a ampliação nas arquibancadas provisórias, a capacidade do Luso-Brasileiro chegou a 22 mil lugares. A parceria se encerrou precocemente em 2018, quando o rubro-negro voltou ao Maracanã.

Outros Esportes


Desde os anos 90, que atletas do Tiro com Arvo treinam no estádio Luso-Brasileiro. A Portuguesa tem equipe própria mas também empresta seu espaço ao Vasco da Gama. A Ilha do Governador sediou diversos Campeonatos Estaduais e Brasileiros.

Entre 2012 e 2015, o Estádio Luso-Brasileiro recebeu partidas de Futebol Americano.



Nenhum comentário: