terça-feira, 25 de janeiro de 2022

História do Rio das Ostras FC

O Rio das Ostras Futebol Clube é parte da história do municipio.


A Fundação do Rio das Ostras FC

O Rio das Ostras Futebol Clube (ROFC) surgiu a partir da idéia de 16 jovens que se encontravam para jogar futebol na praia da Vila de Rio das Ostras, até então era o 2º Distrito de Casimiro de Abreu. O ano era 1960, e logo que resolveram montar o ROFC, encontraram um campo de futebol próximo à Rodovia Amaral Peixoto. A estrutura era pequena, assim como a vila. Muitos jogos, porém, aconteceram naquele campo, que deu origem a história do clube. O primeiro presidente eleito foi Gualberto David Pereira.

Em 1966, a ideia já havia amadurecido na cabeça dos jovens e houve a necessidade de criação de uma estrutura melhor para o clube. Para sede social foi locado um imóvel e para a sede esportiva eles escolheram a área onde permanecem até então.


A Era de Ouro do ROFC

Ali foi feito o campo de futebol e posteriormente os vestiários, os alambrados e o muro. Mas uma das melhores fases do clube ainda estava a caminho e aconteceu entre 1968 e 1969. Neste período o clube ganhou personalidade jurídica com registro do estatuto em cartório e filiação junto à Federação Fluminense de Futebol do antigo estado do Rio de Janeiro.

Assim, o clube começou a participar de campeonatos oficiais e amadores da federação. O primeiro certame foi o  Campeonato Amador da Liga de São Pedro da Aldeia. No ano seguinte representaram o município de Casimiro de Abreu no campeonato das seleções do Estado do Rio de Janeiro. Durante os três anos que jogaram nesse campeonato, o alvinegro se sagrou campeão numa disputa entre oito clubes do estado.

Em 1970, o ROFC começou a ser reconhecido. O presidente Francisco do Nascimento ganhou o troféu desportivo da imprensa conferido pela Federação Estadual do Rio de janeiro.

O antigo símbolo do Botafogo serviu de inspiração para o escudo do ROFC.


As Conquistas do Rio das Ostras FC

O Rio das Ostras Futebol Clube foi campeão da terceira divisão do estado do Rio de janeiro, e, há 20 anos, se tornou um time profissional e chegou a disputar a segunda divisão do Campeonato Estadual.

Em 1973 se sagrou vice-campeão do Torneio Costa do Sol, campeão do Torneio 1º de Maio em Barra de São João e campeão de Bronze do Estado do Rio de janeiro.

Em 1974 foi campeão Amador do Torneio Costa do Sol e em 1981, campeão do Torneio da Pátria em Casimiro de Abreu.

Um dos principais jogadores do Rio das Ostras Futebol Clube foi Dário Lourenço, que encerrou sua carreira como jogador no clube, onde também iniciou sua carreira como treinador. O craque trabalhou como técnico do time do Volta Redonda, o Voltaço.


O Hino do Rio das Ostras

O Hino do Rio das Ostras Futebol Clube foi composto pela escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, que também fez a gravação para o clube.


O Hino do Rio das Ostras Futebol Clube


Rio das Ostras minha paixão
Sempre serás um campeão
Tens alegria, tens muito amor.
Na simpatia do nosso torcedor
A tua glória na história vai ficar
E na alegria vou desfraldar
O alvinegro pavilhão
O clube do meu coração

Nenhum comentário: