domingo, 18 de setembro de 2022

Os Campeões Fluminenses São Campeões Cariocas?

Os campeões fluminenses são campeões cariocas? Sim e não. Como assim? Vamos explicar neste artigo abaixo a diferença entre os campeões fluminenses, cariocas e estaduais.


O que é ser Carioca e Fluminense?

É preciso definir o que é ser carioca e o que é ser fluminense para começar a responder esta questão. Talvez nem todo mundo do Brasil saiba. 

A cidade do Rio de Janeiro foi a capital do Brasil até 1960. Por isso, o estado da Guanabara, passou a ser o Distrito Federal. Quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é conhecido como carioca. Somente na cidade. Qualquer bairro do Rio de Janeiro, seja no Centro, Zona Sul, Zona Norte ou Zona Oeste.

E quem nasce no Grande Rio? Quem nasce fora da cidade do Rio de Janeiro mas no estado do Rio de Janeiro é fluminense. Pouco importa se este cidadão nasceu próximo à cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, São João de Meriti, ou longe, como, por exemplo, Itaperuna. Todo fluminense nasceu no estado do Rio de Janeiro mas somente o carioca nasceu nascidade do Rio de Janeiro. 

"Sendo assim, todo carioca é fluminense mas nem todo fluminense é carioca". 
 

Campeões Cariocas e Fluminenses de Futebol

Por ser a capital do Brasil, o Campeonato da cidade do Rio de Janeiro, o chamado Campeonato Carioca, sempre foi mais divulgado e ganhou muito mais importância que o Campeonato Fluminense, do antigo estado do Rio de Janeiro e também que muitos outros campeonatos estaduais.

Do Campeonato Carioca participaram Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, São Cristóvão, America, Bangu, Portuguesa, Bonsucesso, Olaria, Madureira e Campo Grande, entre muitos outros, que não sobreviveram ao tempo. Curiosamente, o Canto do Rio, de Niterói, participou 23 vezes do Campeonato Carioca. Até a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, o Cantusca foi o único time fluminense a competir no Campeonato Carioca.

Do Campeonato Fluminense viram os outros clubes, que hoje formam parte do interior do estado do Rio de Janeiro. Havia uma grande rivalidade entre os times de Niterói e Campos dos Goytacazes e em algumas temporadas Petrópolis também entrou nesta briga. Foram revelados para o futebol brasileiro clubes como Americano, Goytacaz, Serrano, Fonseca, Manufatora, Barbará, Adrianino, Barra Mansa, entre outros.

Fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara

O Rio de Janeiro deixou de ser a capital do Brasil em 1960, quando Brasília (DF) terminou de ser construída, foi inaugurada e o governo federal foi trasladado do Rio de Janeiro ao Centro-Oeste brasileiro.

Os estados da Guanabara e do Rio de Janeiro continuaram independentes até 1975 quando houve a fusão. A partir deste ano, as federações e os clubes já discutiam a fusão dos campeonatos que, aos trancos e barrancos, aconteceu em 1979 quando foi necessária a disputa de dois Campeonatos Estaduais.

Campeões Estaduais

Já explicamos o que era ser Campeão Carioca e o que era ser Campeão Fluminense. Falta explicar o que é ser Campeão Estadual. Qualquer clube que vença um campeonato estadual é campeão estadual, seja ele do Espírito Santo, Roraima, São Paulo, Sergipe, Guanabara ou Rio de Janeiro.

Isto quer dizer que todos os campeões fluminenses, assim como os campeões cariocas, são também campeões estaduais. E todos eles foram reconhecidos pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e posteriormente Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os campeões do antigo estado do Rio de Janeiro disputaram a Taça Brasil de Clubes, assim como os campeões cariocas.


FERJ Não Reconhece Campeões Fluminenses

Com a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, nasceu uma nova entidade para cuidar do futebol no novo estado. Assim nasceu a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

A FERJ reconheceu desde sua fundação os campeões estaduais da antiga Guanabara. Infelizmente, ela não reconehceu os campeões fluminenses. Ela também não reconhece os campeões da antiga LMDT (Liga Metropolitana de Desportos Terrestres), que organizava um outro Campeonato Carioca. no começo do Século XX.

Curiosamente, como já dissemos antes, quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense e a FERJ não reconhece os campeões fluminenses antes da fusão dos dois estados.

Marketing e Nomenclatura do Campeonato Estadual

Para efeitos de marketing, a FERJ desde sua fundação manteve o nome do campeonato do novo estado do Rio de Janeiro de Campeonato Carioca, apesar dele englobar equipes de todos os municípios do estado em todas as suas divisões. Trata-se de um equívoco técnico. O correto deveria ser Campeonato Fluminense (como o Rúgbi faz). Outra possibilidade, como já vimos acima, seria chamá-lo simplesmente de Campeonato Estadual.

Nenhum comentário: