Bangu Atlético Clube

A Fábrica Bangu, de tecidos, foi fundada em 06 de fevereiro de 1889. Seus operários praticavam futebol, novidade trazida da europa por Thomas Donohoe.

Em 1903, o inglês Andrew Procter lançou a ideia da fundação do Bangu Atlético Clube, o que acabou ocorrendo em 17 de abril de 1904.

O primeiro jogo do Bangu foi contra o Rio Cricket em 24 de julho de 1904 e o alvirrubro foi goleado por 5 a 0.

O Castor foi o primeiro clube brasileiro a escalar um atleta negro, em 1906. O time da Zona Oeste lutou por esta causa ferozmente durante os primeiros anos de sua existência.

O Bangu é do dono do estádio Proletário Guilherme da Silveira, popularmente conhecido como Moça Bonita. A agremiação tem um vínculo histórico com a Unidos de Bangu, escola de samba do bairro.

O America é o principal rival dos banguenses. Durante décadas os dois clubes lutaram para ser a quinta força do Rio de Janeiro.

Alguns dos maiores craques da história são Arthurzinho, Cláudio Adão, Domingos da Guia, Marinho, Ladislau da Guia, Paulo Borges, Ubirajara Motta, Zizinho e Zózimo.

O Bangu teve boa participação nos esportes olímpicos mas eles estão um tanto abandonados hoje pela diretoria. A grande verdade é a falta de dinheiro para se investir em outras modalidades.


Os Títulos do Bangu

Futebol

Futebol de Base

Futmesa

As Temporadas do Bangu

Jogos Olímpicos

Imagens

Escudos



Grandes Atletas



Presidentes do Bangu



Hino do Bangu



Leitura Complementar

Nenhum comentário: