Bangu Atlético Clube

A Fábrica Bangu, de tecidos, foi fundada em 06 de fevereiro de 1889. Seus operários praticavam futebol, novidade trazida da europa por Thomas Donohoe.

Em 1903, o inglês Andrew Procter lançou a ideia da fundação do Bangu Atlético Clube, o que acabou ocorrendo em 17 de abril de 1904.

O primeiro jogo do Bangu foi contra o Rio Cricket em 24 de julho de 1904 e o alvirrubro foi goleado por 5 a 0.

O Castor foi o primeiro clube brasileiro a escalar um atleta negro, em 1906. O time da Zona Oeste lutou por esta causa ferozmente durante os primeiros anos de sua existência.

O Bangu é do dono do estádio Proletário Guilherme da Silveira, popularmente conhecido como Moça Bonita. A agremiação tem um vínculo histórico com a Unidos de Bangu, escola de samba do bairro.

O America é o principal rival dos banguenses. Durante décadas os dois clubes lutaram para ser a quinta força do Rio de Janeiro.

Alguns dos maiores craques da história são Arthurzinho, Cláudio Adão, Domingos da Guia, Marinho, Ladislau da Guia, Paulo Borges, Ubirajara Motta, Zizinho e Zózimo.

O Bangu teve boa participação nos esportes olímpicos mas eles estão um tanto abandonados hoje pela diretoria. A grande verdade é a falta de dinheiro para se investir em outras modalidades.

Os Títulos do Bangu

Futebol

Futebol de Base

Futmesa

As Temporadas do Bangu

Jogos Olímpicos

Imagens

Escudos

Leitura Complementar

Nenhum comentário: