Campeonato Estadual da 1ª Divisão

O Campeonato Estadual do Rio de Janeiro é uma das competições mais antigas do futebol brasileiro. Em 1906 foi disputada a primeira edição do então chamado Campeonato Carioca.

O Campeonato Carioca envolvia apenas equipes da cidade do Rio de Janeiro, que era o Distrito Federal por ser a capital do Brasil. Em várias edições da competição tivemos dois ou três campeões. Isso porque haviam ligas independentes que agrupavam diferentes agremiações de futebol. A única exceção foi 1907, que teve dois campeões após uma briga na justiça desportiva.

Com a fundação de Brasília em 1960, o antigo Distrito Federal passou a ser o estado da Guanabara. Entre 1906 e 1975, o Canto do Rio foi o único clube de fora do DF e da Guanabara a participar do Campeonato Carioca, mesmo estando em Niterói.

Em paralelo ao Campeonato Carioca, havia o Campeonato Fluminense, para clubes do antigo estado do Rio de Janeiro. Neste Estadual se destacaram clubes de Niterói, Petrópolis, Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Barra do Piraí, entre outros municípios.

Com a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro isso começa a mudar. Pouco a pouco os clubes de Niterói, Petrópolis, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda e outros entram no Campeonato Carioca. Uma briga para saber quais seriam os participantes da primeira divisão terminou no fim do Campeonato Carioca em 1979 e na criação do Campeonato Estadual Especial de 1979. Sim, tivemos dois campeonatos em 1979.

A partir de 1980, o Campeonato Estadual ganhou mais divisões e deixou definitivamente de ser carioca, pois times da capital, do Grande Rio e de todas as regiões do estado do Rio de Janeiro têm direito de participar dele, desque consigam seus direitos dentro de campo.

Os principais clubes do estado do Rio de Janeiro são: Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e Botafogo. Outras agremiações são conhecidas em todo o Brasil, como America, Americano, Bangu, Bonsucesso, Campo Grande, Canto do Rio, Friburguense, Goytacaz, Madureira, Olaria, Portuguesa, São Cristóvão, Serrano e Volta Redonda.


Participantes e Regulamentos



As Divisões do Rio de Janeiro



Os Campeões Estaduais



Os Campeões do 1º Turno



Os Campeões do 2º Turno



Os Campeões do 3º Turno



Torneios de Consolação do Campeonato Estadual



Clubes Pequenos do Rio de Janeiro



Artigos Relacionados

Nenhum comentário: