domingo, 9 de agosto de 2020

Os 10 Maiores Jogos do Fluminense no Maracanã

O Fluminense tem história no futebol estadual, nacional e mundial. Seu Estádio Manoel Schwartz é parte integral da história do futebol nas Américas. Apesar disso, o palco preferido dos atletas e da torcida tricolor é o Maracanã desde que ele foi inaugurado em 1950.


25 de junho de 1995: Fluminense 3-2 Flamengo

O Campeonato Estadual foi decidido num turno e returno entre os oito melhores times da primeira fase.

Quis o destino que o líder Flamengo e o vice-líder Fluminense se enfrentassem na última rodada e o rubro-negro jogasse pelo empate.

O Fla-Flu estava empatado até os 42' minutos do segundo tempo quando Aílton (oficialmente) marcou o gol do título do Fluzão. Na verdade, após chute cruzado de Aílton, Renato Gaúcho escorou a bola com sua barriga fazendo o chamado "gol de barriga".

Leia mais sobre a conquista do Campeonato Estadual de 1995 aqui.



24 de maio de 1984: Fluminense 1-0 Vasco da Gama

O Rio de Janeiro dominava o futebol brasileiro nos anos 80. A final de 1984 reuniu dois times cariocas pela primeira vez.

O Fluminense bateu o Vasco da Gama no primeiro jogo da decisão, gol de Romerito. O segundo jogo terminaria 0 a 0 e o troféu iria para as Laranjeiras.

Fluminense campeão brasileiro de 1984.


15 de dezembro de 1963: Flamengo 0-0 Fluminense

Flamengo e Fluminense entraram para a história do esporte neste dia, pois estabeleceram o maior público da história do esporte no mundo reunindo dois clubes de qualquer esporte. Um total de 194.603 pessoas assistiram ao clássico que deu o título do Campeonato Estadual da temporada ao clube da Gávea.


02 de julho de 2008: Fluminense 3-1 LDU de Quito (0-0) (1-3)

O Fluminense chegou pela primeira vez em sua história à final da Taça Libertadores da América em 2008. A partida de volta aconteceu no Maracanã e o Fluzão precisava descontar a derrota no Equador por 4 a 2. O Tricolor ganhou por 3 a 1 e forçou a prorrogação, que terminou sem gols. Na disputa de pênaltis, o título escapou.


20 de dezembro de 1970: Fluminense 1-1 Atlético-MG

O Fluminense conquistou seu primeiro título nacional ao empatar em 1 a 1 com o Atlético-MG no Maracanã. O Pó de Arroz foi superior ao longo de toda a competição e não deu chances aos seus rivais da fase final (Atlético/MG, Cruzeiro e Palmeiras).

Todos os detalhes da conquista do Campeonato Brasileiro de 1970 pelo Fluminense estão aqui.


02 de agosto de 1952: Fluminense 2-2 Corinthians

O título mundial do Fluminense veio em agosto de 1952.

O Tricolor empatou com o Corinthians no Maracanã e faturou a taça. Trata-se do primeiro clube do Rio de Janeiro campeão do planeta, tendo superado seis adversários internacionais, além do Timão.

Leia mais sobre a maior conquista do futebol do Fluminense aqui.


11 de dezembro de 1983: Fluminense 1-0 Flamengo

O Fluminense se sagrou campeão estadual de 1983 ao superar Flamengo e Bangu no triangular final. O gol do título foi anotado por Assis, aos 45' minutos do segundo tempo.

A torcida tricolor explodiu em êxtase e a nação rubro-negro deixou o Maracanã em silêncio. O título abriu o caminho para o tricampeonato do Fluminense.

Relembre o Campeonato Estadual de 1983 aqui.

27 de junho de 1971: Botafogo 0-1 Fluminense

Este jogo é marcante pela polêmica envolvendo Botafogo e Fluminense em 1971. Durante o Estadual, o Fogão havia vencido o Pó de Arroz num pênalti que não deveria ter sido anotado.

Neste jogo, os das Laranjeiras marcaram após um lance confuso dentro da área do Glorioso. Muitos pediram falta mas o juiz validou o lance.

Fluminense campeão estadual de 1971.



15 de junho de 1969: Fluminense 3-2 Flamengo

No clássico decisivo do Campeonato Estadual de 1969 nasceu o bordão "recordar é viver / fulano acabou com você". O título confirmou a previsão de Nelson Rodrigues que publicou sua crônica na manhã do clássico.



29 de abril de 1994: Fluminense 7-1 Botafogo

O quadrangular final do Campeonato Estadual de 1994 foi disputado pelos quatro grandes clubes da cidade. Impiedoso, o Fluminense humilhou o Botafogo por 7 a 1. Um detalhe: o Fogão era patrocinado pelo refrigerante 7-Up.

Nenhum comentário: