domingo, 16 de agosto de 2020

AA Portuguesa Campeã do Torneio Octávio Pinto Guimarães de 1976

A Portuguesa surpreendeu o Benfica (Portugal) e se sagrou campeã do Torneio Octávio Pinto Guimarães de 1976.

O Benfica fazia sua pré-temporada para o Campeonato Português de 1975/76 no Rio de Janeiro e escolheu um adversário relativamente fraco para fazer um amistoso.

A ideia dos Encarnados era homenagear a colônia portuguesa que vivia na Cidade Maravilhosa e o palco escolhido para o duelo foi o estádio de São Januário.


Portuguesa 3, Benfica 1

Moinhos abriu o placar logo aos 5' minutos dando a impressão que o triunfo seria fácil. Só que os portugueses foram surpreendidos. Carlinhos empatou aos 20', Dinho virou aos 73' e Alberdã fechou a tampa aos 87'.

Os portugueses então perderam a cabeça e Malta recebeu o cartão vermelho após agredir Alberdã. Na sequência, Eurico e Toni também foram expulsos por reclamação.

O público pagante foi de 2.607 torcedores, insuficiente para cobrir a cota de US$ 25 mil dos visitantes. Os cartolas da Zebra tiveram que completar o restante do dinheiro.

A Portuguesa ergueu o troféu do Torneio Octávio Pinto Guimarães de 1976. Não confunda esta competição com o tradicional Torneio Octávio Pinto Guimarães de juniores, que é organizado anualmente pela FERJ.


As Escalações

  • Portuguesa: Beto; Sérgio, Edson, Luís Carlos e Dori; Carlinhos, Valinhos (Jair) e Serginho; Alberdã, Dinho e Luisinho.
  • Benfica: José Henrique (Bento); Malta, Barros, Eurico e Lopes; Vitor Martins, Toni e Nenê; Nelinho (Diamantino) (Shalana), Sheu e Moinhos.

Nenhum comentário: