A idéia e a iniciativa do Autobol partiu de um médico, o Dr. Mário Marques Tourinho. Muito ligado ao futebol profissional, era diretor do serviço médico do América Football Clube, do Rio — um dos mais antigos do Brasil, constituído em 18 de setembro de 1904, portanto centenário.
No final dos anos 1960, o Dr. Tourinho, um admirador do automobilismo, fazia parte da Associação Carioca de Volantes de Competição, como médico da entidade. Era natural o seu envolvimento com corridas e pilotos. Era amigo de todos e sua presença no Autódromo de Jacarepaguá era constante.
Um dia ele saiu com a idéia do autobol e ficamos meio cépticos, mas incentivamo-o a tocar a idéia adiante. E assim foi, ele conseguiu convencer os principais clubes de futebol a abraçarem a idéia. Formaram-se as equipes (quatro carros) do Flamengo,
Botafogo, Vasco da Gama, Fluminense e América. Os jogos eram realizados principalmente no campo do América, cujo gramado estava destruído e aguardava reforma e no Campo do Colégio Santo Inácio, em Botafogo.
O Campeonato Estadual foi disputado em 1973, 1974 e em 1975.
Os carros tentavam acertar uma bola de 1,20 metro e 12 quilos em gols oficiais de futebol, que mede 7 x 2,3 metros. Usava-se muito o Dauphine que, além de barato — os primeiros haviam surgido em 1959 — tinha a vantagem do câmbio de três marchas, com a ré e a primeira no mesmo canal, o que facilitava as necessárias e sucessivas manobras.
Claro que, como se observa na foto, os automóveis acabavam bem amassados, mas o desporto era muito divertido. Em 17 de Novembro de 1974 o Botafogo sagrou-se campeão estadual de autobol ao derrotar o Fluminense por 3 a 1 no campo dos Funcionários do Horto Florestal. O Botafogo venceu o terceiro turno e ganhou invicto as três etapas da competição. O clube marcou 32 gols e levou 13.
O time-base do campeão: Zé Luís, Paulo Alvarenga, Marcelo e Ronaldo César Coelho.