sexta-feira, 17 de julho de 2009

Vasco Extingue seu Departamento de Caratê em 2009

O Caratê do Vasco da Gama chegou ao fim. 

Atolado em dívidas e com o futebol na segunda divisão, o presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama, o Roberto “Dinamite” buscou de todas as maneiras salvar o clube. Justamente quando o governador Sérgio Cabral Filho articulou um acerto entre Vasco da Gama e Eletrobrás, que renderá ao clube R$ 28 milhões, em dois anos de contrato, o presidente cruzmaltino, em decisão inédita, resolve finalizar as artes marciais em São Januário, dentre elas o caratê.  

A história do caratê do Vasco foi de pleno sucesso. Só para se ter uma idéia em maio deste ano o Vasco sagrou-se Tetracampeã do Campeonato “The Best of the Best”, torneio seletivo de formação da seleção estadual do Rio de Janeiro. Em campeonatos estaduais o Vasco sagrou-se Campeãs nove vezes consecutivas em todas as categorias, de Mirim a Máster. 

O Vasco conquistou também o tetracampeonato dos Jogos Abertos de São Paulo. Nos jogos do Pan Rio de Janeiro 2007 o Vasco foi o clube que mais cedeu atletas para a seleção brasileira e o que mais ganhou medalhas também. A modalidade caratê foi a que mais deu medalhas ao Vasco da Gama nos jogos do Pan Rio 2007. 

Dentre os atletas do Vasco estava a bi-campeã mundial Ciça, e os medalhistas do Pan Caio Duprat, Vinícius Silva, Carlos Lourenço e Juarez Santos. Considerada como uma das atividades favoritas do ex-presidente Eurico Miranda, o caratê não encontrou o mesmo apoio na gestão Roberto "Dinamite". 

O atual presidente resolveu cortar todas as atividades que não rendessem lucro efetivo. O caratê, como um esporte amador, apesar de todas as glórias e sucesso que rendeu ao Vasco da Gama, foi extinto em São Januário.

Nenhum comentário: