segunda-feira, 28 de março de 2011

1997: O Último Suspiro do Atletismo do Rio

Em 1997, o principal time de Atletismo do estado do Rio de Janeiro fechava suas portas. Tratava-se do Arpoador Rio, que era patrocinado pelo extinto Bingo Arpoador. 

Diversos atletas de ponta, inclusive da seleção brasileira faziam parte do elenco do Arpoador. Chiquinho da Mangueira, então ligado à SUDERJ entrou em contato com Kléber Leite, presidente do Flamengo, e o clube rubro-negro contratou todos os atletas do extinto Arpoador. Ediélson Tenório, Érica Cordeiro, Adriano Maia, Nivaldo Batista, Renata Brito e Édson Fialho eram os principais nomes da equipe (fotos da extinta Revista do Flamengo). 

Com a política de "um ídolo por esporte", o Flamengo logo depois trouxe Zequinha Barbosa, que encerrou a carreira no clube. O investimento do Flamengo no Atletismo foi o último grande suspiro que este esporte viveu no Rio de Janeiro. 



O Vasco da Gama, que tem o Atletismo no seu hino, correu atrás e contratou diversos grandes nomes para seu time também. Aliás, o investimento do Vasco foi maior e melhor que o do Flamengo. Além de ídolos como Róbson Caetano, o Vasco da Gama trouxe novos talentos, e faturou os títulos Estaduais dos anos seguintes e superou o arqurrival na pontuação dos Troféus Brasil também.

A movimentação feita pelo Flamengo não deu reflexos no America, Botafogo e Fluminense. Todos os cinco clubes, já não tinham pistas de atletismo em suas sedes e as equipes treinavam no Estádio Célio de Barros, no Maracanã. Escolinha só o Vasco da Gama tinha (e tem até hoje) e as equipes deste clube treinam em diversos centros de treinamentos até hoje. 

Já naquela época a melhor estrutura era a da Mangueira. Sem muita atenção de suas diretorias, o Flamengo foi desfazendo sua equipe e o Vasco da Gama seguiu o mesmo caminho. 


No início dos anos 2000, America, Botafogo e Flamengo acabaram com seus departamentos de Atletismo. 

O Atletismo sobrevive no Fluminense e até hoje o time, que tem pouquíssimos atletas, treina no Maracanã. 

O Vasco da Gama ainda investe na base, afinal o esporte consta no hino do clube. Como sempre lembramos: é uma pena ver o Engenhão fechado para o Atletismo. O estádio olímpico poderia e deveria abrigar uma escolinha e a equipe do Botafogo.

Nenhum comentário: