Confira a relação completa de campeões estaduais de 2024.
Todos os Campeões Estaduais de 2024
Campeões Regionais de 2024
Campeões Estaduais de 2024
Centro-Oeste
- Distrito Federal: o Ceilândia derrotou o Capital nos pênaltis para ficar com a taça. Ambos os finalistas se classificaram para a Copa do Brasil de 2025, a Copa Verde de 2025 e a Série D de 2025. Planaltina e Santa Maria foram rebaixados. Os outros participantes foram Gama, Brasiliense, Paranoá, Real Brasília, Samambaia e Ceilandense.
- Distrito Federal - 2ª Divisão: o Sobradinho bateu o Legião na grande final e conquistou o título da segundona cadanga. Os dois finalistas subiram para a elite. Taguatinga, SESP Brasília, Luziânia, GREVAL, Riacho City e Botafogo ficaram pelo caminho.
- Goiás: Atlético Tricampeão Goiano.
- Goiás - 2ª Divisão: O Inhumas ficou com o título ao terminar em primeiro lugar o certame que foi disputado em turno e returno. A ABECAT terminou em segundo lugar. Ambos subiram para a elite. ASEEV e Santa Helena foram rebaixados. Ficaram na segundona Anapolina, Trindade, Centro Oeste e Grêmio Anápolis.
- Goiás - 3ª Divisão: O Rio Verde voltou ao futebol profissional após três anos e já conquistou o título. O time foi promovido à segundona junto com o Tupy de Jussara, vice-campeão. Os demais participantes foram Uruaçu, Pires do Rio, Mineiros, Guanabara City, Bela Vista, Itaberaí, América de Morrinhos, Aparecida, Itumbiara, Cerrado e Rioverdense.
- Mato-Grosso: Cuiabá Tetracampeão Mato-grossense.
- Mato-Grosso - 2ª Divisão: O Cáceres levantou a taça para jogar na elite em 2025 ao lado do Sport Sinop, vice-campeão. Ação, Rondonópolis, Chapada, Operário, Atlético Matogrossense, Sinop, Sorriso, Campo Novo e Santa Cruz foram os demais concorrentes.
- Mato-Grosso do Sul: O Operário superou o Dourados na grande final para voltar a se sagrar campeão do Mato-Grosso do Sul. Campeão e vice se classificaram para a Copa do Brasil. As vagas na Série D e na Copa Verde ficaram apenas com o Operário. Náutico e Novo foram rebaixados. Os outros participantes foram Coxim, Portuguesa, Costa Rica, Aquidauanense, Ivinhema e Corumbaense.
- Mato-Grosso do Sul - 2ª Divisão: O Naviraiense ficou com o título do torneio que foi disputado em turno e returno entre todos os participantes. Foram 18 pontos em oito jogos. O Águia Negra somou 15 pontos. Estes dois times foram promovidos. Os demais concorrentes foram 7 de Setembro, Comercial e Operário de Caarapó.
Nordeste
- Alagoas: o CRB se sagrou tricampeão ao vencer o ASA duas vezes na final: 1 a 0 e 3 a 1. Os dois finalistas se classificaram para a Copa do Brasil de 2025. O CRB também vai jogar a Copa do Nordeste. O ASA também se garantiu na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. O Cruzeiro foi rebaixado. Os outros participantes foram CSE, Murici, CSA, Penedense e Coruripe.
- Alagoas - 2ª Divisão: o Igaci venceu o campeonato e garantiu seu acesso à elite. Zumbi, Guarany Alagoano, CEO, Dimensão Capela, Desportivo Aliança, Miguelense, Sport Nova Cruz, Jacyobá e São Domingos. foram os outros times no torneio.
- Bahia: Vitória Campeão Baiano.
- Bahia - 2ª Divisão: Colo Colo campeão, Porto vice. Ambos foram promovidos à elite de 2025. Feirense e Jacobinense foram rebaixados. Os demais participantes foram Fluminense de Feira de Santana, Grapiúna, SSA, Vitória da Conquista, Galícia e Leônico.
- Ceará: Ceará Campeão Cearense.
- Ceará - 2ª Divisão: O Tirol ganhou do Cariri na final para assegurar o título e o acesso na segundona cearense. O vice-campeão também foi promovido. Já o Pacajus acabou degolado para a terceirona. Os outros participantes foram Icasa, Itapipoca, Guarani de Juazeiro, Tiradentes, Maranguape e Pacatuba.
- Ceará - 3ª Divisão: O Quixadá se sagrou campeão em cima do Crato. Ambos foram promovidos. Os outros times foram Esporte Limoeiro, Terra e Mar, Tianguá, Aliança e Itarema.
- Maranhão: O Sampaio Corrêa voltou a ser campeão maranhense em 2024. O time superou o Maranhão na grande decisão. Ambos se classificaram para a Copa do Brasil e para o Campeonato do Nordeste. O vice-campeão também assegurou uma vaga na Série D, junto com o Imperatriz. Chapadinha e Cordino caíram para a segunda divisão. Os demais participantes foram Moto Club, classificado para o Nordestão, Tuntum e Pinheiro.
- Maranhão - 2ª Divisão: O Real Codó garantiu o título ao vencer o IAPE nos pênaltis. Ambos subiram para a elite. Os outros participantes foram ITZ Sport, São Luís, Bacabal, Americano, Expressinho, São José, Tupan, Timon e Santa Quitéria.
- Paraíba: o Sousa se sagrou campeão nos pênaltis contra o Botafogo. O campeão se classificou para a Copa do Brasil, Campeonato do Nordeste e Série D. O vice-campeão se garantiu na Copa do Brasil e no Campeonato do Nordeste. O Treze se garantiu na Série D. São Paulo Crystal e Atlético Cajazeirense foram rebaixados. Os outros participantes foram Serra Branca, CSP, Campinense, Nacional e Pombal.
- Paraíba - 2ª Divisão: o Auto Esporte derrotou o Esporte nos pênaltis para conquistar o título. Ambos os finalistas foram promovidos. Sport e Internacional acabaram rebaixados. Os outros participantes foram Spartax, Queimadense, Cruzeiro, Picuiense, Desportivo Guarabira e Confiança.
- Paraíba - 3ª Divisão: O Miramar ganhou o título do Socremo Serrano na disputa de pênaltis. Os dois finalistas subiram. Femar e Sabugy foram os outros competidores.
- Pernambuco: o Sport precisou superar o Náutico na final parar comemorar o bicampeonato: 2 a 0 e 0 a 0. Sport, Náutico e Retrô se garantiram na Copa do Brasil de 2025. O Sport também vai jogar o Campeonato do Nordeste. Retrô e Santa Cruz se classificaram para a Série D do ano que vem. Porto e Flamengo caíram para a segunda divisão de 2025. Central, Afogados, Maguary e Petrolina foram os outros concorrentes.
- Pernambuco - 2ª Divisão: O Jaguar bateu o Decisão na grande final. Ambos subiram para a elite. Cabense, Vitória, Ipojuca, Ypiranga, Vera Cruz e Centro Limoeirense ficaram pelo caminho. Os piores, Íbis e Atlético, foram rabaixados.
- Pernambuco - 3ª Divisão: O América conquistou o título de 2024 e foi promovido junto com o Caruaru City. Águia, Belo Jardim, Pesqueira, Cha Grande, 1º de Maio e Sete de Setembro ficam mais um ano na tereirona.
- Piauí: o Altos pôde dar a volta olímpica depois de ganhar do Parnahyba nos pênaltis. O Altos se classificou para a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D. O Parnahyba vai disputar a Copa do Brasil e a Série D. Picos e Cori-Sabbá foram rebaixados. Os demais participantes foram River, Oeirense, Fluminense e 4 de Julho.
- Piauí - 2ª Divisão: o Piauí ganhou do Atlético Piauiense nos pênaltis. Os dois subiram. Comercial, Caiçara e Flamengo ficaram na segundona.
- Rio Grande do Norte: o América se sagrou bicampeão potiguar ganhando do Santa Cruz na final por 1 a 0. Os finalistas jogarão a Copa do Brasil e a Série D. O bicampeão também se garantiu no próximo Campeonato do Nordeste. O Potyguar Seridoense caiu para a segundona. ABC, Potiguar de Mossoró, Baraúnas, Força & Luz e Globo foram os outros times no torneio.
- Rio Grande do Norte - 2ª Divisão: o Laguna venceu o torneio que foi disputado em pontos corridos. Alecrim, QFC, Rio Grande, UNIVAP Apodi e Parnamirim comeram poeira. Apenas o Laguna subiu para o próximo andar.
- Sergipe: o Confiança derrotou o Sergipe nos pênaltis para comemorar o título. O campeão se classificou para a Copa do Brasil e para o Campeonato do Nordeste. O Sergipe avançou para a Copa do Brasil e para a Série D. O Lagarto disputará a Série D. Atlético Goriense e Olímpico foram rebaixados. Os outros participantes foram Itabaiana, Dorense, Falcon, América de Propriá e Carmópolis.
- Sergipe - 2ª Divisão: o Guarany se sagrou campeão de um torneio que contou com 25 clubes. Apenas Guarany e Barra subiram para a elite. América, Rosário Central, Desportivo Aracaju, Freipaulistano, Flamengo, Boca Júnior, Canindé e Independente foram desclassificados para ficaram na segundona. Os rebaixados foram Aracaju, Força Jovem, Santa Cruz, Riachão, Estanciano, Amadense, Propriá, Sete de Junho, Botafogo, Cotinguiba, Maruinense, Boquinhense, Sport, Socorrense e Coritiba.
Norte
- Acre: O Indepedência teve a melhor campanha (10 pontos) no hexagonal final e ficou com o título acreano. O Humaitá foi o vice-campeão com 9 pontos. Ambos se classificaram para a Copa do Brasil, a Série D e a Copa Verde. Vasco, Rio Branco, Galvez e São Francisco disputaram o hexagonal. ADESG e Plácido de Castro foram eliminados na primeira fase mas permaneceram na elite. Os rebaixados foram Atlético Acreano, Andirá e Náuas.
- Amapá: O Trem ganhou do Oratório na final duas vezes: 1 a 0 e 2 a 1 para dar a volta olímpica. O time se classificou para a Copa do Brasil, Copa Verde e Série D. O Oratório se garantiu apenas na Copa do Brasil. Independente, Santos, Ypiranga e Santana foram eliminados. Pior fizeram Macapá e São Paulo, que acabaram degolados.
- Amapá - 2ª Divisão: A Portuguesa conquistou o título inédito e a vaga na primeira divisão do futebol amapaense, ao lado do Cristal, vice-campeão. Cruzeiro, Renovação, Lagoa, Baré, ADEC, Canário e Latitude Zero completaram a tabela.
- Amazonas: o Manaus foi campeão nos pênaltis em cima do Amazonas. Ambos os finalistas se classificaram para a Copa do Brasil de 2025 e para a Copa Verde. Manaus e Manauara se classificaram para a Série D. Operário, Unidos do Alvorado e Rio Negro foram rebaixados. Parintins, Princesa do Solimões, São Raimundo e Nacional também disputaram o título.
- Amazonas - 2ª Divisão: o Sete se sagrou campeão ao superar o Manicoré na grande decisão. Apenas o campeão foi promovido. Fast, Clipper, JC, Sul América, Tarumã e RB do Norte também competiram.
- Pará: o Paysandu se sagrou campeão paraense ao superar o Remo na grande final por 2 a 0 e 1 a 1. Paysandu, Remo e Tuna Luso se classificaram para a Copa do Brasil. Tuna Luso e Águia de Marabá avançaram à Série D. Paysandu e Remo também se garantiram na Copa Verde. Tapajós e Canaã foram rebaixados. Os outros participantes foram São Francisco, Caeté, Santa Rosa, Bragantino, Cametá e Castanhal.
- Pará - 2ª Divisão: O Independente venceu o Capitão Poço na grande final por 2 a 1 e deu a volta olímpico. Ambos os finalistas subiram. Paragominas, Pinheirense, Santos, Izabelense, Amazônia, Fonte Nova, União Paraense, São Raimundo, ESMAC, Vila Rica, Carajás e Itupiranga foram os demais participantes. Na verdade, Santos, União Paraense, Vila e Itupiranga acabaram rebaixadas.
- Pará - 3ª Divisão: o Amazônia ganhou do Fonte Nova na final. Ambos subiram para a segunda divisão. Tesla, Tiradentes, Gavião, Pedreira, Vênus e Belenense foram os outros competidores.
- Rondônia: O Porto Velho se sagrou bicampeão rondoniense. O time se garantiu na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D. O vice-campeão foi o Barcelona que se classificou para a Copa do Brasil. Gênus, Ji-Paraná, Vilhena e União Cacoalense foram os outros participantes.
- Rondônia - 2ª Divisão: o Guaporé se sagrou campeão em cima do Rolim de Moura. Só os dois times entraram em campo e ambos conquistaram o acesso.
- Roraima: O Grêmio Sampaio é o novo campeão de Roraima. O time bateu o São Raimundo na grande final. O campeão se classificou para a Copa do Brasil, a Copa Verde e a Série D. O vice jogará apenas a Copa do Brasil. Monte Roraima, River, Náutico, Atlético Roraima, Real, Rio Negro e Progresso também competiram.
- Tocantins: o União superou duas vezes o Tocantinópolis para festejar o Campeonato Tocantinense de 2024. Ambos os finalistas se classificaram para a Copa do Brasil, Série D e Copa Verde. Bela Vista e Batalhão acabaram rebaixados. Os outros participantes foram Araguaína, Capital, Gurupi e Tocantins de Miracema.
- Tocantins - 2ª Divisão: O Bela Vista ficou com a taça e foi promovido junto com o Batalhão. Interporto, Araguaia, São José, Alvorada, Taquarussú, União de Palmas, Sparta, Guaraí, Araguacema, Arsenal e Colinas foram os outros clubes envolvidos no torneio.
Sudeste
- Espírito Santo: o Rio Branco se sagrou campeão ao bater o Rio Branco de Venda Nova na disputa de pênaltis e se classificou para a Copa do Brasil e para a Série D. Serra e Estrela do Norte foram rebaixados. Real Noroeste, Desportiva, Porto Vitória, Jaguaré, Vitória e Nova Venécia foram os outros participantes.
- Espírito Santo - 2ª Divisão: o Capixaba venceu o Vilavelhense por 1 a 0 na grande final e deu a volta olímpicos. Os dois finalistas foram promovidos. Pinheiros e Castelo foram eliminados na semifinal. Da primeira fase não passaram Linhares, Colatina, São Mateus, Tupy, Sport e GEL.
- Minas Gerais: Atlético Pentacampeão Mineiro.
- Minas Gerais - 2ª Divisão: O Betim foi campeão em cima do Aymorés. Ambos foram promovidos. Os famosos Tupi e Boa caíram para a terceirona. Os demais concorrentes foram URT, North, Mamoré, Valeriodoce, Nacional de Muriaé, Democrata de Sete Lagoas, Caldense e Varginha.
- Minas Gerais - 3ª Divisão: O Guarani de Divinópolis festejou mais uma conquista para a sua rica galeria de troféus. Guarani e Uberaba subiram para a segundona. Coimbra, Contagem, Boston City, América de Teófilo Otoni, Social, Tupynambás, Inter de Minas, Villa Real, Poços de Caldas, Atlético de Três Corações, ESSUBE, Paracatu, Nacional e Araguari tentaram em vão.
- Rio de Janeiro: Flamengo Campeão Fluminense.
- Rio de Janeiro - 2ª Divisão: Maricá campeão.
- Rio de Janeiro - 3ª Divisão: São Gonçalo campeão.
- Rio de Janeiro - 4ª Divisão: Campo Grande campeão.
- Rio de Janeiro - 5ª Divisão: O novato Niteroiense venceu o torneio diante do Uni Souza nos pênaltis. Ambos subiram para a quartona de 2024. Vera Cruz, Campos AA, EC Resende, União Central, Santa Cruz, Riostrense, CAACBrasil e Paraty ficaram pelo caminho.
- São Paulo: Palmeiras Tricampeã Paulista.
- São Paulo - 2ª Divisão: o Velo Clube se sagrou campeão após a final disputada contra o Grêmio Prudente. Ambos subiram para a segunda divisão. São Caetano e Matonense foram rebaixados. Os outros concorrentes foram São Bento, São José, Ferroviária, XV de Piracicaba, Portuguesa Santista, Juventus, Rio Claro, Linense, Primavera, Taubaté, Oeste e Capivariano.
- São Paulo - 3ª Divisão: o Votopuranguense se sagrou campeão após a final disputada contra o Noroeste. Ambos subiram para a segunda divisão. Monte Azul e Comercial foram rebaixados. Os outros concorrentes foram São Bernardo, Catanduva, Bragantino "B", Desportivo Brasil, Sertãozinho, Marília, União São João, Suzano, Lemense, Rio Preto, Bandeirante e Itapirense.
- São Paulo - 4ª Divisão: o Rio Branco se sagrou campeão após a final disputada contra o Francana. Ambos subiram para a terceira divisão. Independente e América foram rebaixados. Os outros concorrentes foram São-Carlense, Taquaritinga, Barretos, XV de Jaú, Ska Brasil, União Barbarense, Audax, VOCEM, Penapolense, Nacional, Jabaquara e Joseense.
- São Paulo - 5ª Divisão: o Paulista faturou o título em cima do Colorado Caieiras. Ambos subiram para a quartona de 2025. Os que falharam foram Araçatuba, Internacional de Bebedouro, Tupã, Flamengo, São Carlos, Tanabi, União Suzano, Mauá, Mauaense, Manthiqueira, União Mogi, Olimpia, Atlético Mogi, Fernandópolis e Barcelona.
Sul
- Paraná: Athletico Bicampeão Paranaense.
- Paraná - 2ª Divisão: Olha o Paraná aí, gente! O Tricolor está de volta à elite ao conquistar a segundona nos pênaltis contra o Rio Branco. Ambos foram promovidos. Apucarana Sports e Grêmio Maringá acabaram rebaixados. Os outros concorrentes foram Patriotas, Paranavaí, Laranja Mecânica, Nacional, Iguaçu e Foz do Iguaçu.
- Paraná - 3ª Divisão: A taça ficou com o Batel que sobre para a segundona junto com o Toledo. Os dois finalistas subiram. Hope Internacional, Iraty, Araucária, Prudentópolis, Arapongas, Rolândia, Portuguesa Londrinense, Campo Mourão, Cambé, Verê, Oeste e União foram os outros concorrentes.
- Rio Grande do Sul: Grêmio Heptacampeão Gaúcho.
- Rio Grande do Sul - 2ª Divisão: O Monsoon foi campeão pela primeira vez ao superar o Pelotas na disputa de pênaltis. Os dois finalistas subiram. Cruzeiro e São Gabriel foram rebaixados. Glória, Passo Fundo, Veranópolis, União Frederiquense, Brasil de Farroupilha, Esportivo, Gaúcho, Internacional de Santa Maria, Lajeadense, Aimoré, Bagé e Futebol com Vida ficaram pelo caminho.
- Rio Grande do Sul - 3ª Divisão: o Gramadense se sagrou campeão e foi promovido junto do Real. Os outros competidores foram Guarani de Venâncio Aires, APAFUT, Riograndense, São Paulo, Rio Grande e Farroupilha.
- Santa Catarina: Criciúma Bicampeão Catarinense.
- Santa Catarina - 2ª Divisão: O Caravaggio venceu a segundona catarinense e vai desfilar na elite em 2025 junto com o Santa Catarina. Os demais participantes foram Carlos Renaux, Tubarão, Juventus de Jaraguá, Camboriú, Blumenau e Metropolitano, além dos rebaixados Guarani de Palhoça e Atlético Catarinense.
- Santa Catarina - 3ª Divisão: O Fluminense derrotou o Porto na final e deu a volta olímpica. Ambos subiram para a segundona. O outro participante foi o Jaraguá.
Copas Estaduais de 2024
- Alagoas: o CSA superou o Penedense e se garantiu na Copa do Brasil de 2025.
- Ceará: o Ferroviário bateu o Floresta nos pênaltis para ficar com a taça e a vaga na Copa do Brasil. Caucaia, Ceará, Tirol, Fortaleza e Atlético Cearense também participaram.
- Espírito Santo: o Porto Vitória derrotou o Vitória na grande final de 2024. O campeão se classificou para a Série D.
- Mato-Grosso: o título da Copa FMF ficou com o Operário de Várzea Grande. O time garantiu uma vaga na Copa do Brasil. O vice-campeão foi o Nova Mutum.
- Rio Grande do Sul: O São José ganhou do Ypiranga nos pênaltis para ficar com o título. O São José garantiu uma vaga na Copa do Brasil e na Recopa Gaúcha. Os outros times foram Juventude, Gaúcho, Passo Fundo, Internacional, Aimoré, Grêmio e São Paulo.
- Rio de Janeiro: Maricá campeão da Copa Rio.
- Santa Catarina: O Concórdia prevaleu na Copa Santa Catarina ao derrotar o Marcílio Dias na final. Os outros times foram Chapecoense, Hercílio Luz, Figueirense, Barra, Joinville e Nação.
- São Paulo: o Monte Azul precisou passar pelos pênaltis para desempatar contra o Votuporanguense e comemorar o título da Copa São Paulo. O campeão disputará a Série D do Campeonato Brasileiro, enquanto que o vice jogará a Copa do Brasil.
Recopas Estaduais de 2024
- Pará: o Águia de Marabá derrotou o Canãa por 1 a 0.
- Rio Grande do Sul: o São Luiz derrotou o Grêmio por 2 a 0.
- Santa Catarina: o Criciúma derrotou o Marcílio Dias por 2 a 0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário