quinta-feira, 14 de agosto de 2025

O Hipismo do CR Flamengo

José Mário GuimarãesVocê sabia que o Flamengo já teve uma equipe muito forte de Hipismo? P


Hipismo do Flamengo Começou na Rua Paissandu

O Flamengo entrou para o hipismo nos anos 1920 em sua antiga sede no bairro do Flamengo. Haviam escolinhas e o clube participava de poucas competições, a maioria nas categorias de base.


Gávea Tinha Departamento de Hipismo

Na Gávea, as cocheiras ficavam atrás do campo de futebol, ao lado da arquibancada. O período áureo do hipismo rubro-negro durou apenas sete anos (de 1957 a 1963). Aproveitando-se de uma briga ente a Sociedade Hípica Brasileira e a Federação Eqüestre do Rio de Janeiro, o presidente do Flamengo, José Alves Morais, apaixonado pelo esporte, investiu pesado na modalidade.

Ruderico Pimentel foi nomeado novo diretor do departamento hípico rubro-negro e Paulo Borba, novo chefe de equipe. Foram contratados Nelson Pessoa, Tatiana McKinney, Jurandir Patrone, Hélio Pessoa Filho, Dilma Thompson e os jovens José Mário Guimarães e Gerson Monteiro. O Flamengo também comprou grandes cavalos, cujos nomes eram Assalto, Atalaia, Xódo e Oiram. A equipe treinava principalmente no extinto Estádio Eqüestre da Gávea. A sede do clube era basicamente utilizada para escolinhas.

Como vimos, Nelson Pessoa, maior nome do hipismo brasileiro de todos os tempos, foi rubro-negro durante alguns anos.


Reforma da Pista da Gávea

Em 1959, o Flamengo reformou sua pista na sede da Gávea. Com uma pista moderna capaz de receber atletas da seleção brasileira e revelar novos talentos para o hipismo nacional, o clube chamou a atenção dos cartolas do hipismo brasileiro.

Já em 1960, o Campeonato Estadual de Saltos foi realizado na pista flamenguista. As disputas começaram em 30 de abril.



Rivalidade Com Grandes Clubes de Hipismo

Os maiores rivais do Flamengo no hipismo foram a Comissão de Desportos do Exército, a Polícia Militar e a Sociedade Hípica Brasileira, O Mengão também competia no Adestramento, além de Saltos.

No dia 04 de maio de 1960, o mandatário rubro-negro esteve na sede flamenguista para acompanhar de perto várias melhoris que estavam em andamento. Uma delas era a conclusão do muro que circunda o terreno e existe até hoje. Outra era a construção de quatro quadras de tênis. Mas a prioridade era outra...


Investimento Pesado no Hipismo

George Fernandes, presidente do Flamengo em 1960, era fanático por este esporte: "Sou um homem de natureza hípica e faço do hipismo meu esporte favorito. É o único que pratico", disse o então dirigente.

Até aquele momento, o Flamengo possuía um amplo departamento de hipismo, com 30 boxes, arquibancada, a recém-reformada pista para Saltos e um picadeiro gramado para Adestramento (o primeiro do Rio de Janeiro).

Atendendo a pedidos do Coronel Jardim (diretor do Setor de Equitação) e de Paulo Borba (chefe da equipe de hipismo rubro-negra), o departamento vai se modernizar ainda mais. Com obras em andamento, o clube esperava inaugurar em poucos meses mais 30 boxes para aumentar o número de cavalos na Gávea, um vestiário para os atletas e a construção de um local para o júri (árbitros) das competições.


Escolinha de Hipismo do Flamengo Lotada de Crianças

Na Gávea funcionava a escolinha de hipismo do Flamengo. De segunda à sexta-feira, o Sargento Nadir dava aula a criaças ade 07h30 às 10h00. Todos os níveis: iniciantes, intermediários e avançados.

A mais nova aluna era Célia Maria, filha do presidente George Fernandes.

O presidente prometia para algumas semanas trazer alguns de seus cavalos do seu sítio em Petrópolis para ficarem no Flamengo, onde o cartola poderia praticar seu esporte sem a necessidade de subir a Serra.


Fim do Hipismo na Gávea

José Mário Guimarães (foto) substituiu Nelson Pessoa, quando este foi morar na Europa em busca de um treinamento aperfeiçoado junto às grandes potência. Ele liderou a equipe rubro-negra até o ano de sua morte, em 1967, quando ao cair de um obstáculo durante um treinamento, seu cavalo Flamingo o atropelou.

O Flamengo não pôde mais arcar com os custos do esporte e desativou o esporte do clube. Lamentável!


Os Títulos do Flamengo no Hipismo

Entre os títulos, o Flamengo foi Campeão Estadual por Equipes de 1958, 1959, 1960 e 1962.

Nos Jogos Infantis, conquistou os títulos de 1955, 1963 e 1966. Em 1965, venceu apenas no feminino.

O Urubu também foi campeão estadual de juniores de 1959.

Nenhum comentário: