terça-feira, 26 de agosto de 2008

Confusão entre os "Atlos"

Conversando com amigos e jornalistas, percebi muitas dúvidas entre os "atlos". Atlos? Sim, atlos: biatlo, triatlo, pentatlo, etc. Abaixo, segue uma pequena explicação de cada esporte.

O Biatlo é esporte olímpico de inverno. Ele é composto de tiro e de esqui nórdico. As modalidades dentro do biatlo: individual, sprint, perseguição, relevos e saída em massa, tanto na categoria masculina, como feminina. Todas estas provas são olímpicas desde 1960. Na individual, os homens correm 20 km e as mulheres 15. A cada volta, os atletas têm que acertar seus tiros num alvo estático. É disputado em um único dia.

O Triatlo (foto) foi aceito como esporte olímpico em 2000. A prova olímpica consiste de 1,5km de natação, 40km de bicicleta e 10km de corrida. O Triatlo tem duas modalidades não olímpicas: o sprint (750m de natação, 20km de bicicleta e 5km de corrida); e o Ironman (3.8km de natação, 180km de bicicleta e 42km de corrida). Aquatlo e Duatlo são outros esportes não olímpicos, administrados pela Federação Internacional de Triatlo. O Aquatlo consiste de natação e ciclismo; enquanto que o Duatlo Consiste apenas de provas de corrida e ciclismo. Todos estes esportes são disputados em um único dia.

O Pentlato Moderno é um esporte antigo. É olímpico para homens desde 1912 e para mulheres desde 2000. Ele consiste de cinco provas: Tiro em pistola de ar comprimido (com intevalo de 40 segundos entre cada um dos 20 tiros); esgrima (espada todos contra todos, com vitória no primeiro toque); 200 metros livres de ntação; saltos (hipismo) num percurso de 350 a 450 metros, com 12 a 15 obstáculos; e uma corrida de 3 mil metros. É disputado em um único dia.

O Heptatlo é uma modalidade do Atletismo e é olímpica. É disputado apenas por mulheres. As provas que consistem o Heptatlo são: 100 metros com barreiras, salto em altura, lançamento de peso, 200 metros rasos, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros rasos. É disputada num dia. É disputado em um único dia. É olímpico desde 1984.

O Decatlo é a versão masculina do heptatlo e é feito de 10 provas olímpicas do Atletismo. No primeiro dia são disputadaos: 100 metros rasos, salto em distância, lançamento de peso, salto em altura e 400 metros rasos. No segundo dia, é a vez dos 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1500 metros rasos. É olímpico desde 1912.


Em Resumo

  • Aquatlo – Federação Internacional de Triatlo – Não Olímpico
  • Biatlo – Federação Internacional de Biatlo – Esporte Olímpico de Inverno 
  • Duatlo – Federação Internacional de Triatlo – Não Olímpico
  • Ironman – Federação Internacional de Triatlo – Não Olímpico
  • Pentlato Moderno – Federação Internacional de Pentlato Moderno – Esporte Olímpico de Verão
  • Sprint – Federação Internacional de Triatlo – Não Olímpico.
  • Triatlo – Federação Internacional de Triatlo – Esporte Olímpico de Verão

Nenhum comentário: