domingo, 19 de julho de 2009

Times que Fizeram Parte da História no Rio de Janeiro

Parte da história dos campeonatos cariocas, hoje, são uma saudosa lembrança Seguindo as histórias do nosso estado, muitos times que disputaram os campeonatos cariocas, que certamente muitas pessoas nunca ouviram falar. 

Que tal o time tijucano do 'Football & Athletic Club' (fundado em 27 de junho de 1904, que depois passou a se chamar: Associação Athletica Internacional) ou da equipe niteroiense do 'Rio Cricket '? Aliás, o segundo, terminou na terceira colocação do Carioca de 1906, e conseguiu um resultado histórico ao golear o Botafogo por 6 a 0, na Rua da Constituição, no Bairro de Icaraí, em Niterói. 

Assim, surgiram os primeiros times de futebol do Rio de Janeiro. Na época era comum encontrar diversos campos espalhados por toda a cidade, principalmente no subúrbio do Rio de Janeiro. 

O futebol começava a ganhar equipes e simpatizantes. Para se ter uma idéia, nas décadas de 10 e 20, o subúrbio carioca contava com mais de 50 times, distribuídos na primeira e segunda divisões, além do departamento autônomo, que equivaleria nos dias de hoje, à terceira divisão. 

Os estádios eram acanhados, tendo na sua maioria apenas um cercado de madeira e alguns degraus de arquibancadas. O público que comparecia aos jogos, ainda era pequeno, tendo em média 20 torcedores. Esse número de espectadores começou a aumentar a partir da década de 10. 

A vida dos jogadores não era fácil. A bola e a chuteira eram pesadas, feitas de couro e eles não recebiam salários, apenas atuavam pelo prazer. Contudo, boa parte da sociedade elitista da época, classificava os jogadores, como pessoas desocupadas, vagabundos, algo impensado nos dias atuais. 

Veja uma lista de alguns times que disputaram a elite do futebol fluminense nesses 102 anos, que hoje, fazem parte da história: Sport Clube Brasil (time do Bairro da Urca disputou nove cariocas); Vila Isabel (homônimo do mesmo bairro disputou nove cariocas); o Carioca (time do Jardim Botânico disputou sete cariocas, onde mandava os seus jogos na Rua Dona Castorina); Sírio e Libanez (time de Botafogo participou de quatro estaduais), Mavílis FC (o escrete do Bairro do Caju esteve presente em dois cariocas), entre outros. 

A partir dos anos 30, muitos clubes fecharam as portas, uma vez que a Federação de Futebol do Rio estabeleceu que todos os times - para disputar o Estadual - deveriam ter um estádio próprio. Como muitos não possuíam um local fixo, mais de 80% dos times suburbanos encerraram suas atividades.

Conheçam alguns desses times que desapareceram, sendo sugados pelo profissionalismo. 

Andarahy Athletico Club

No dia 9 de novembro de 1909 foi fundado o Andarahy AC, localizado na Rua Barão de São Francisco no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte da cidade. O Estádio era chamado de Barão de São Francisco, também conhecido como Rua Prefeito Serzedello Correia, pertenceu ao clube até 1962. 

O seu uniforme tinha às cores verde e branco. Durante a história, o clube alternou dois modelos de uniformes: camisa inteiramente verde e calções brancos e camisa listrada na vertical alviverde e calções brancos. 

Nesse ano, a arena foi vendida por CR$ 60 milhões ao America, que passou a chamá-lo de estádio Wolney Braune. 

Nos anos 90, o America vendeu o estádio que se transformou no atual Shopping Iguatemi, em Vila Isabel. 

Ao todo, o alviverde disputou 20 campeonatos estaduais, sendo o último em 1937. A sua melhor colocação no carioca ocorreu em 1924, quando ficou com o 4º lugar, atrás de Vasco da Gama, Engenho de Dentro e Bonsucesso. 

Confiança Atlético Clube

O Confiança Athletico Club, fundado em 26 de abril de 1915, era um clube do Andaraí, bairro da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, localizado à Rua Silva Teles, que pertenceu à antiga fábrica de tecidos de mesmo nome. 

O quadricolor (Verde, preto, vermelho e amarelo), disputou dois campeonatos cariocas: 1924 e 1933. Apesar de ter disputados dois Estaduais, em ambos, terminou na 5ª posição. Na primeira, a equipe obteve cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Na segunda, foram cinco vitórias, sete empates e seis derrotas. 

Nos anos 60 e 70 passou a disputar o campeonato amador do Departamento Autônomo da Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Em 1990, passou para a terceira divisão de profissionais e no ano seguinte disputou a segunda divisão, porque a verdadeira segundona passou a se chamar intermediária, e, portanto, a terceira virou segunda. 

Em 1993, o seu registro na federação deu lugar ao do Barra da Tijuca Futebol Clube numa fusão articulada para que este entrasse direto na segunda divisão, sem precisar disputar a terceira. Durante a década de 90, o clube se extinguiu e parte da sua sede foi incorporada à quadra da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, e o restante ao Boulevard Shopping, lateral à Rua Maxwell. 

Sport Club Mangueira

Fundado por operários da fábrica ‘Chapéus Mangueira’, no dia 29 de julho de 1906, o rubro-negro tijucano, atuou na Rua Desembargador Isidro, 72. Nos dias de hoje, o local onde ficava o estádio abrange parte do clube Tijuca Tênis Clube. 

Ao todo, a SC Mangueira participou de oito campeonatos (1909, 12 e 13, 17 a 21). No dia 30 de maio de 1909, no campo da Rua Voluntários da Pátria, a Mangueira sofreu a sua pior humilhação, que ironicamente colocou o time no Livro dos Recordes: Botafogo 24 a 0, sendo a maior goleada em campeonatos regionais, de todos os tempos. Os gols foram: Gilbert Hime (9), Flávio Ramos (7), Monk (2), Lulú Rocha (2), Raul Rodrigues, Dinorah, Henrique Teixeira e Emmanuel Sodré.

A SC Mangueira, que jogou com 10 jogadores, teve o seguinte time: Luiz Guimarães, José Perez e Carlos Mongey; Victor, Jonas Cunha e Justino Fortes; Alberto Rocha, João Pereira, Menezes e Maranhão. Botafogo: Coggin; Raul Rodrigues e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulú Rocha e Edgard Pullen; Henrique Teixeira, Flávio Ramos, Monk, Gilbert Hime e Emmanuel Sodré. 

O uniforme da SC Mangueira era camisa listrada na vertical vermelha e preta e calções brancos. A melhor colocação aconteceu em 1913 e 1917, quando terminou em oitavo lugar, dentre dez participantes. Após uma seqüência de insucessos, a Mangueira decidiu abandonar a competição em 1921. 

Paissandu Athletic Club

Fundado em 15 de agosto de 1872, na Rua Paysandu, em 1906, está intimamente ligado ao futebol, uma vez que o filho de um Inglês, Oscar Cox, em 1902, deu vida ao primeiro dos times de futebol do Rio e do Brasil, o Fluminense. 

Em 1912, o Paissandu surpreendeu a todos vencendo o Campeonato Estadual. Na última rodada, derrotou o Fluminense, por 4 a 2, nas Laranjeiras. 

Mais tarde, o mesmo Paissandu passou o campo para Flamengo, antes de sua mudança definitiva para o estádio da Gávea. No total, o time paissanduano disputou sete campeonatos (1906 a 08, 11 até 14). Em 1906, ficou com o vice-campeonato atrás apenas do Fluminense. 

Carioca Football Club

O ‘Club Sportivo Victorioso’ foi fundado em 16 de Março de 1907. Depois mudou de nome para ‘Carioca Football Club’. Na década de 30, fundiu-se com o ‘Gávea Sport Club’ e ficou com o nome definitivo de Carioca Esporte Clube. Seu Estádio da Estrada Dona Castorina ficava no Bairro do Jardim Botânico. 

Mavílis Football Club

O Mavílis Football Club, fundado no dia 23 de setembro de 1915, era um clube do Caju, bairro da zona norte da cidade do Rio de Janeiro. O clube disputou os campeonatos de 1933 e 1934, e extinguiu-se na década de 70. O rubro-anil do Caju mandava os seus jogos no Estádio Praia do Retiro Saudoso, na Rua Carlos Seidl, no Bairro do Caju. 

O maior momento da história do Mavílis aconteceu em 1934, quando terminou com o vice-campeão do Campeonato Carioca da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA). O Mavílis, inclusive, venceu o Botafogo, que foi o campeão, por 2 a 0 (Gols de Honório e Chavão, ambos no segundo tempo), em casa, no dia 22 de julho de 1934. 

No final foram nove pontos em oito jogos; com quatro vitórias, um empate e três derrotas; marcando 24 gols e sofrendo 21. O seu uniforme: camisa vermelha, com gola azul, calção branco e meias azuis. Sendo que o segundo uniforme trazia a camisa branca com duas listras em horizontal, uma azul e outra vermelha. Aliás, a cor branca não fazia parte das cores do clube. 

Um fato curioso é que o nome Mavílis vem das iniciais de Manuel Vicente Lisboa, um dos diretores da Cia. América Fabril e grande incentivador do esporte entre os funcionários da fábrica, que resolveram homenageá-lo no nome do clube. 

Villa Isabel Football Club

O Villa Isabel Football Club foi fundado no dia 2 de maio de 1912. Sua sede estava localizada no bairro homônimo de Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro. Dos oito campeonatos cariocas que disputou, a melhor colocação aconteceu em 1919 e 1927, quando terminou em sétimo lugar. 

Preta e branca eram as cores do Villa Isabel, que utilizou dois uniformes distintos em sua história. O primeiro, todo branco, tinha uma bola de futebol com as iniciais V.I.F.C. (Villa Isabel Football Club) no centro da camisa, com raios negros saindo desta e, por conta disso, o clube era conhecido como o "Raio de Sol". Na década de 20, o clube altera seu uniforme para camisa preta com finas listras verticais brancas, calções brancos e meias pretas. 

Atualmente, existe um clube social chamado Associação Atlética Vila Isabel, com escudo muito similar ao do Villa Isabel Football Club, apenas com cores diferentes. Porém, tal clube não tem relação com o Villa Isabel FC. 

Sampaio Athletic Club

A inauguração do estádio Florêncio aconteceu em 20 de janeiro de 1938, na Rua Antunes Garcia, no Florêncio - hoje chamado de bairro do Sampaio, transversal à Avenida Marechal Rondon - em homenagem à família que era dona de uma grande área da região. 

O JORNAL DOS SPORTS publicou duas matérias: 17 e 20 de janeiro de 1938, comentando sobre a inauguração. Em um dos trechos dizia: “Construindo luxuoso Stadium para gozo da população local”. 

O local contava ainda com quadras de tênis, basquete, voleibol, entre outros. O Sampaio jamais participou de um campeonato carioca. Apesar de ter um bom estádio, a equipe competiu apenas no Departamento Autônomo, o que equivale aos dias de hoje, como o Campeonato Carioca da Segunda Divisão. 

Imagem

Da esquerda para direita (primeira fileira): Vila Isabel FC, Manufatura (Niterói), Americano FC (Bairro do Riachuelo), River FC (Piedade), SC Cocotá (Ilha do Governador) e Sport Club Guanabara (Niterói).
Da esquerda para direita (segunda fileira): Engenho de Dentro EC, Carioca FC (Jardim Botânico), ADN (Ex-Manufatura de Niterói), Sírio Libanez (Tijuca), Confiança AC (Vila Isabel) e Andarahy AC.
Da esquerda para direita (última fileira): Paysandu AC (Leblon), Rio Cricket (Niterói), SC Mangueira (Tijuca), Coelho da Rocha (São João de Meriti), Palmeiras AC (São Cristóvão) e Sport Clube Brasil (Urca).

Fonte: Jornal dos Sports.
Texto: Sérgio Mello.

Nenhum comentário: