Aconteceu no dia 21 de Julho de 1963 com a realização do III Troféu Mil Voltas da Guanabara de Aeromodelismo, competição destinada à categoria ‘vôo circular controlado’.
O evento foi promovido pela Hobbylândia, casa especializada em material aeromodelístico e propriedade do desportista S. Morimoto. A já tradicional prova conheceu à época uma grande aceitação no estrangeiro, sob o nome de “Mil Voltas Brasileiras”.
O Aeromolódromo de Manguinhos recebeu nove equipas representando vários Estados brasileiros e os melhores classificados ordenaram-se assim:
· 1º lugar: “Três Azes”, conjunto carioca representando o Botafogo de Futebol e Regatas (1000 voltas)
· 2º lugar: “Xavante”, conjunto paulista representando a União Paulista de Aeromodelismo (668 voltas)
· 3º lugar: “Nocaute”, conjunto carioca representando o Botafogo de Futebol e Regatas (637 voltas)
· 4º lugar: “Delta”, conjunto carioca (439 voltas)
· 5º lugar: “Able”, conjunto paulista (290 voltas)
A equipe botafoguense “Três Azes” foi composta por Fábio Crespi (piloto-aeromodelista), Matsuo Maeda (mecânico) e Antônio Borel (abastecedor), tendo sido preparada por Luciano Marino Crespi e Haroldo F. Campos (dirigente do aeromodelismo).
O aeromodelo vencedor bateu o recorde mundial de vôo circular controlado com a marca de 53m07s. O aeromodelo vencedor foi desenhado e construído por Matsuo Maeda (que obteve o seu segundo recorde mundial como componente de uma equipa), e foi equipado com um motor ENIA-29, de fabricação japonesa, destinado especialmente a operar nesta modalidade.
A equipa botafoguense “Nocaute”, que obteve o 3º lugar, foi composta por Adílson Guimarães (piloto), João Henrique Maia (mecânico) e Ari F. Dinkelmann (abastecedor).
Fonte: http://mundobotafogo.blogspot.com
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