segunda-feira, 14 de abril de 2008

História da Copa dos Campeões

A primeira edição da competição foi disputada em 1968 por Grêmio Maringá (campeão do Torneio Centro Sul - espécie de Segundona do sul nacional não oficial); Santos (campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa - espécie de Brasileiro); e Sport (Campeão do Norte-Nordeste - espécie de Segundona do norte nacional não oficial). O campeão foi o time paranaense após dois empates contra o Santos (os santistas abriram mão do terceiro jogo). O Botafogo (RJ), Campeão da Taça Brasil, também iria disputar a competição mas desistiu.

Em 2000, a CBF ressucitou a competição para os campeões de São Paulo, do Rio, do Nordeste, do Torneio Rio-SP, da Copa Sul-Minas, do Norte, do Centro-Oeste, para o vice da Sul-Minas e para o vice do Nordeste. O Palmeiras bateu o Sport na decisão, em Maceió. Cruzeiro (MG), Flamengo (RJ) e Sport (PE) foram as vítimas alvi-verdes.

Em 2001, o Rio de Janeiro conquistou este título. Veja a campanha do Flamengo no outro post.

Em 2002, a CBF colocou 16 times para disputar a competição, no formato de grupos. O Paysandú (PA) foi o grande campeão passando por Fluminense (RJ), Náutico (PE), Corinthians (SP), Bahia (BA), Palmeiras (SP) e o Cruzeiro (MG) na final.


Os Campeões:
1968 - Grêmio Maringá (PR)
2000 - Palmeiras (SP)
2001 - Flamengo (RJ)
2002 - Paysandú (PA)

Nenhum comentário: