terça-feira, 15 de julho de 2008

Basquetebol Feminino: Retrato da Modalidade

Em 1968, o São Caetano EC (SP) já tinha uma grande equipe de basquetebol masculino mas não tinha uma grande equipe do naipe feminino. Foi então que os dirigentes paulistas vieram se reforçar com atletas do Rio de Janeiro e a evazão destas atletas marcou o fim da era de ouro do basquete feminino do estado. Marlene, Norminha, Delcy e Angelina foram contratadas junto ao Flamengo e Lucy (Lúcia Maria Borges) junto ao Botafogo


O que aconteceu antes de 1968?

Nos anos 1960, o Botafogo era o Tetracampeão Estadual e o Flamengo foi buscar reforços no interior paulista, principalmente no XV de Novembro de Piracicaba e no Sorocaba. Ou seja, na verdade, as jogadores que o Flamengo perdeu, apenas regressaram para o estado de origem. 

Para se ter uma ideia do impacto da perda das atletas, de 1966 a 1977 não tivemos Campeonato Estadual Adulto. O Olaria conquistou o título de 1978, a primeira edição em mais de uma década do certame. 


A Rainha Angelina

Angelina foi maior nome do Flamengo. A ala/armadora atuou também pela seleção, ficando em 8º lugar no Mundial de 1967. Ela ganhou um Ouro e duas Pratas nos Jogos Panamericanos e conquistou dois títulos Sul-Americanos. Ela nasceu em 15 de Junho de 1939 em São Paulo e tinha 1m64 de altura. 

Pelo Fla, foi bicampeã Estadual de 1964 e 1965, além de ter faturados títulos em torneios nacionais e internacionais. 


Tentativas de Renascimento do Basquete Feminino no Rio

É verdade que o Rio teve ainda faíscas esporádicas de renascimento para o esporte. O Fluminense conquistou o Campeonato Brasileiro de 1998 numa parceria com dirigentes paulistas, que "emprestaram" um elenco para o tricolor. O título brasileiro veio mas o Flu demanchou a equipe que nem o Estadual disputou.
 
O Vasco da Gama investiu na modalidade em 2001, trazendo Janeth e cia. O clube conquistou o Campeonato Brasileiro de 2001, os Estaduais de 2000, 2001 e 2003 (em 2002 não tivemos Estadual) e terminou com a conquista da Liga Sudamericana de 2002. A bem da verdade é que o Vasco encarava não mais que times juvenis no Campeonato Estadual.

Atualmente, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama não têm equipes adultas.

Pouco. O Rio precisa voltar a ter times adultos fortes, boa estrutura na base e patrocinadores.
A foto é de Angelina na seleção.

Nenhum comentário: