quarta-feira, 9 de julho de 2008

O Hipismo do CR Flamengo

Você sabia que o Flamengo já teve uma equipe muito forte de Hipismo? Pois é, o Flamengo entrou para o hipismo nos anos 1920 em sua antiga sede no bairro do Flamengo. Haviam escolinhas e o clube participava de poucas competições, a maioria nas categorias de base.


O Início do Hipismo no Flamengo

Na Gávea, as cocheiras ficavam atrás do campo de futebol, ao lado da arquibancada. O período áureo do hipismo rubro-negro durou apenas sete anos (de 1957 a 1963). Aproveitando-se de uma briga ente a Sociedade Hípica Brasileira e a Federação Eqüestre do Rio de Janeiro, o presidente do Flamengo, José Alves Morais, apaixonado pelo esporte, investiu pesado na modalidade.

Ruderico Pimentel foi nomeado novo diretor do departamento hípico rubro-negro e Paulo Borba, novo chefe de equipe. Foram contratados Nelson Pessoa, Tatiana McKinney, Jurandir Patrone, Hélio Pessoa Filho, Dilma Thompson e os jovens José Mário Guimarães e Gerson Monteiro. O Flamengo também comprou grandes cavalos, cujos nomes eram Assalto, Atalaia, Xódo e Oiram. A equipe treinava principalmente no extinto Estádio Eqüestre da Gávea. A sede do clube era basicamente utilizada para escolinhas.

Como vimos, Nelson Pessoa, maior nome do hipismo brasileiro de todos os tempos, foi rubro-negro durante alguns anos.

José Mário Guimarães (foto) substituiu Nelson Pessoa, quando este foi morar na Europa em busca de um treinamento aperfeiçoado junto às grandes potência. Ele liderou a equipe rubro-negra até o ano de sua morte, em 1967, quando ao cair de um obstáculo durante um treinamento, seu cavalo Flamingo o atraopelou.

O Flamengo não pôde mais arcar com os custos do esporte e desativou o esporte do clube. Lamentável!


Os Títulos do Flamengo no Hipismo

Entre os títulos, o Flamengo foi Campeão Estadual por Equipes de 1958, 1959, 1960 e 1962.

Nos Jogos Infantis, conquistou os títulos de 1955, 1963 e 1966. Em 1965, venceu apenas no feminino.

Nenhum comentário: