domingo, 3 de maio de 2009

Para Quem Não Conhece o Tiro com Arco

O nome oficial do esporte é Tiro com Arco, mas, pelo menos no Brasil, ele é muito mais conhecido como Arco e Flecha.

Os principais campeonatos do mundo (inclusive a Olimpíada) divide uma competição de Arco e Flecha em duas partes. Na primeira todos os arqueiros competem dando 36 flechadas nas distâncias de 30m, 50m, 70m e 90m. Os 32 melhores passam à final.

Nesta fase os atiradores são colocados num sistema de chave eliminatória onde o primeiro enfrenta o último, o segundo o penúltimo, e assim por diante. Em cada confronto o atirador tem direito a 9 tiros com o alvo a 70m. O perdedor é eliminado e o vencedor passa à fase seguinte onde se repete o mesmo esquema. Este regulamento é utilizado tanto para o Masculino, quanto para o Feminino.

O Arco: A parte central é feita de madeira revestida com fibra de vibro, carbono ou grafite. Mede de 1,57m a 1,82m e pesa, com todos os equipamentos de 2 a 3,5 quilos. O arco contem um aparelho de mira, um estabilizador e a parte curva é chamada de limbo ou lâmina.

As Flechas: São feitas de madeira, fibra de vidro ou carbono. Quando disparadas podem atingir uma velocidade de até 220 km/h. As flechas contêm marcas (chamadas de anéis) que servem para identificar o arqueiro. As aletas são feitas de plástico ou pena e servem para dar estabilidade às flechas. A parte de traz tem o nome de Rabeira ou Nock e fica preso ao elástico do arco.

Equipamentos: Os atletas utilizam uma braçadeira e um protetor de peito para maior estabilidade e segurança respectivamente.

O Alvo: É feito de almofada em corda de palha coberta com papelão, com cinco zonas de cores diferentes e um centro. São dois os tipos de Alvo: Um é o de 122cm que tem o centro de 11,4cm e os atiradores d disparam a uma distância de 70m a 90m (homens) ou 60m a 70m (mulheres); o outro é o de 80cm, tem centro de 8,9cm e os atiradores disparam a uma distância de 30m a 50m.

Pontuação: Dependendo qual círculo do Alvo a Flecha atinja, um respectivo número de pontos o atirador ganha: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 ou 1.

Nenhum comentário: